O desempenho de Felipe Massa no GP de Abu Dhabi, realizado neste domingo em Yas Marina, mais uma vez ficou aquém do apresentado pelo companheiro de Ferrari, Fernando Alonso.
Na etapa árabe, entretanto, Massa tem como explicação o fato de não ter corrido com a nova versão do aerofólio dianteiro da escuderia italiana. A peça, colocada em seu carro na sexta-feira, flexionava excessivamente, como já acontecera na Índia. Por isso, Massa teve que trocá-la por uma configuração antiga nos treinos de sábado e na corrida de domingo, o que, segundo ele, acarretou perda significativa de rendimento.
"Eu tive um problema de não conseguir classificar e correr com a asa nova, o que representou uma perda de performance para mim, com certeza", afirmou.
Felipe disse acreditar que poderia terminar o GP além do quinto lugar caso estivesse com a asa mais nova. A peça foi usada por Alonso, que chegou em segundo. Segundo o brasileiro, ela facilita o aquecimento dos pneus, especialmente os mais duros, que representaram outro grande problema para a corrida do sexto colocado no campeonato.
Sem os devidos aquecimento e aderência, Massa relatou que mal conseguia manter o carro na pista no último stint e, por isso, acabou rodando. "Quando eu coloquei o pneu duro, foi muito difícil de guiar. O carro não parava na pista e eu até rodei por causa disso", revelou. "Claro que a asa velha também não ajuda a aquecer o pneu, a conseguir mais arrasto aerodinâmico e isso me prejudicou ainda mais. Então esses foram meus dois principais problemas durante a corrida", destacou.
Na avaliação do piloto, não poder usar a versão atualizada do aerofólio o impediu de lutar por posições melhores. "Eu andei na sexta-feira com a asa nova e o carro estava bem melhor. A partir do sábado, eu passei a andar com a antiga e o desempenho foi diferente", contou.
A rodada no final da prova facilitou a vida de Mark Webber, que tentava abrir vantagem suficiente para fazer seu terceiro pitstop e retornar ainda à frente do brasileiro, objetivo que foi alcançado com sobras pelo piloto da Red Bull.
Mas o brasileiro crê que perderia a posição mesmo sem o erro, devido à discrepância de desempenho entre os dois naquele momento, que variava de um a dois segundos por volta. "Eu estava tentando dar o máximo, mas ele iria sair na minha frente [mesmo sem a rodada]. Olhando o comparativo dos tempos que nós estávamos virando naquele momento, era bem provável que ele saísse na minha frente, porque a rodada me custou oito segundos e ele saiu 14 segundos na minha frente", lembrou.
Confirmado para 2012 na Ferrari, mas ainda sem saber qual será seu destino em 2013, Felipe quer amenizar a temporada negativa com um bom desempenho no GP do Brasil, daqui a duas semanas, onde já protagonizou ótimas atuações e venceu duas vezes. "[Interlagos] é um circuito que a gente conhece bem. Eu espero marcar meu melhor resultado do ano e contar ainda mais com a força da torcida", complementou Massa, que tem cinco quintos lugares até aqui como melhores resultados no ano e pode ser o primeiro piloto da Ferrari a fazer uma temporada integral sem subir ao pódio desde 1981.
FONTES: tazio.uol.com.br | IMAGENS: Ap
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