O brasileiro Augusto Farfus, que correu no WTCC desde 2005 até 2010 – e que desde 2007 é piloto oficial da BMW, vai enfrentar um novo desafio em sua carreira nos carros Turismo, ao iniciar a disputa no DTM, um dos mais avançados e especializados torneios de Turismo no Mundo.
Sem disputar o WTCC, que abandonou junto com a saída da BMW do WTCC, em 2011, Farfus correu em algumas provas de Gran-turismo (Endurance) na Le Mans Series. Em 2012 entra na equipe RBM, uma das três que têm apoio oficial da BMW, e terá como companheiro de equipe o inglês Andy Priaulx.
“Fizemos um bom trabalho em 2010 e estou muito feliz por trabalhar novamente com a equipe do Team RBM. É uma vantagem que tanto eu quanto o Priaulx conheçamos a equipe, pois vamos poder começar logo o trabalho, sem ter de passar por um período de adaptação. Estou ansioso pelo início da temporada”, afirma o piloto de 28 anos.
A BMW também estará nas pistas com as duplas Martin Tomczyk e Joey Hand, pela equipe RMG, e Bruno Spengler e Dirk Werner, pela Team Schnitzer. O modelo utilizado será o M3 DTM, com motor V8 de cerca de 500 CV.
“É difícil especificar apenas um ponto positivo do M3, já que são carros de primeiríssima linha. Porém, o que chama a atenção logo de cara é o downforce, decorrente de um conjunto bastante equilibrado e de linhas suaves e agressivas. No DTM, a tecnologia dos carros é altíssima, o que contribui para o desenvolvimento do equipamento”, explica Farfus.
“Esses carros são cerca de 20* segundos mais rápidos que os modelos do WTCC (Mundial de Turismo da FIA). Por aí, já dá para se ter uma ideia do que vamos esperar nas corridas”, completa.
A temporada de 2012 do DTM terá dez etapas e a abertura acontece no tradicional circuito de Hockenheim, no dia 29 de abril.
No WTCC Farfus venceu por 4 vezes nos anos de 2005 e 2006, quando corria pela Alfa Romeo, e depois venceu mais 11 provas, pela BMW, embora tenha passado em branco na última temporada, quando a BMW caiu muito de rendimento, frente às concorrentes. Sua melhor classificação na categoria foram dois terceiro lugares, em 2006 e 2009 – sua melhor temporada na categoria.
* A diferença citada por Farfus é, logicamente, um exagero – com duas etapas disputadas nas mesmas pistas em 2011 – Oschersleben e Valencia -, constata-se que a diferença entre os carros do DTM e do WTCC estão entre 11 e 12 segundos. Ainda é muito, mas devemos lembrar que os carros do DTM são protótipos puros, enquanto os carros do WTCC são verdadeiros stock cars – isto é: carros que você pode comprar numa concessionária.
fonte: (http://www.esportesmotor.com/?p=2992)
Nenhum comentário:
Postar um comentário