Sim, depois de Ferrari
mostrar nesta sexta-feira (03/02) seu F2012 com o famigerado “bico de
ornitorrinco”, utilizado por força de regulamento, a Force India confirmou que
o desenho será a grande tendência dos lançamentos. Também nessa sexta, em
Silverstone, a escuderia indiana revelou seu VJM05, carro com o qual disputará
a temporada 2012 da Fórmula 1.
Os responsáveis por descobrir o
segundo carro da equipe projetado sob a supervisão do diretor técnico Andrew
Green foram os pilotos titulares Paul di Resta e Nico Hulkenberg, que também
foram incumbidos da missão de levar a escuderia ao quinto lugar no campeonato de construtores.
"Pusemos
a nossa olhar em um desafio para o quinto lugar", explicou o chefe da
equipe, Vijay Mallya. "Para isso, teremos de começar a nova campanha,
oferecendo o tipo de forma que mostramos no segundo semestre de 2011. Creio que
esta é uma meta realista e que temos o talento e determinação para realizar
estas ambições", completou.
À primeira vista, o bólido já se assemelha muito ao Caterham CT01, com o mesmo bico “com degrau”. Além disso, na ponta do bico, há uma espécie de asa, semelhante à usada no santo antônio para colocação de câmeras.
a lateral, os desenhistas da equipe indiana
preferiram adotar um design mais convencional para as sidepods, que têm um flap
acoplado. Na traseira, o bólido é bem enxuto e o escapamento, também por conta
do regulamento, ficou à mostra, sem nenhum tipo de invenção para otimizar a
aerodinâmica, como feito pela McLaren.
Resumindo
a abordagem para 2012, Andrew Green disse que os conceitos aerodinâmicos foram
repensados. "O carro parece mais refinado, muito mais vigoroso e muito
mais objetivo. Você pode começar a ver os conceitos aerodinâmicos que virão a
partir de agora. Parecem um pouco diferentes dos anos anteriores, e até agora o
desempenho no túnel de vento tem sido encorajador", falou.
As cores seguem as mesmas do ano passado, predominando a bandeira da Índia, com pintura em branco, laranja e verde.No esquema, também aparece o novo patrocinador da equipe: a empresa brasileira AETHRA Sistemas Automotivos.
O carro fez um breve shakedown em Silverstone, mas irá para a pista para valer apenas no início da semana que vem, em Jerez de La Frontera (Espanha), palco dos primeiros testes de pré-temporada do ano, marcados para começar no dia 7.
Fontes: F1mania.com (http://www.f1mania.net/noticias/vernoticia.php?54038) Imagens: Google Imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário