Sem a festa que estava
programada para hoje a fim de apresentar o seu novo carro por conta das fortes
nevascas que rondam a sua sede, a Ferrari mostrou nesta sexta-feira o carro com
o qual disputará a temporada 2012.
O projeto, que teve internamente o código de 663, constitui
na interpretação da Ferrari do regulamento técnico e esportivo da categoria
para este ano: as principais mudanças quando comparado ao carro de 2011 estão
na altura da seção dianteira do chassi, a posição dos escapamentos e o
mapeamento para a gestão eletrônica do motor.
A parte mais baixa da
traseira do carro é muito mais estreita e afunilada, uma característica
conquistada através de uma nova caixa de câmbio e uma realocação de componentes
mecânicos. Nos últimos anos, a área dos escapamentos tem sido crucial em termos
de desempenho e muito esforço foi gasto nesta frente, baseado nas mudanças do
regulamento deste ano. A asa traseira é conceitualmente similar à usada em
2011, mas cada detalhe foi revisado e agora está mais eficiente. Naturalmente,
ainda está instalado o DRS (um sistema de redução de arrasto), que é operado
hidraulicamente.
As entradas de ar dianteiras e traseiras para os
freios foram redesenhadas e o trabalho foi feito em colaboração com a Brembo
para otimizar o sistema de freios.
O motor no F2012 é uma
evolução do que propulsionou o carro do ano passado, o que é inevitável dado
que o regulamento técnico proíbe qualquer modificação em componentes internos
para um aumento de desempenho. Além disso, muito mais esforço foi feito para
melhorar sua instalação no novo chassi, para que a aerodinâmica do carro não
fosse penalizada.
Outra área na qual os especialistas em motores de
Maranello têm trabalhado é no ciclo de vida de cada motor, que agora já
alcançou uma média de três corridas. A gestão eletrônica do motor foi revista
baseadas nas modificações das regras em relação ao uso de gases de escape.
O KERS mantém a sua posição na parte central
inferior do carro – uma escolha feita para maximizar a segurança – e sofreu uma
atualização diretamente ligada à redução de seu peso e na melhora da eficiência
de alguns de seus componentes.
O carro passará por um programa muito intensivo de
desenvolvimento durante a primeira parte da temporada, especialmente na área
aerodinâmica da dianteira.
Durante as três semanas de testes oficiais da
pré-temporada – em Jerez de la Frontera e Barcelona – a Ferrari se dedicará a
adaptar o F2012 aos pneus Pirelli.
Fontes: F1mania.com (http://www.f1mania.net/noticias/vernoticia.php?54034) Imagens: Google Imagens e Ferrari Spa/Ercole Colombo.
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